O efeito iPhone

Segundo dados da Anatel, após quatro anos na terceira posição entre as operadores de celular do Brasil, a Claro (25,33%) finalmente ultrapassa a TIM (25,02%) em setembro e se torna vice-líder de mercado, atrás apenas da Vivo (30,03%).

Por acaso ou não, isso acontece justo no mês do lançamento do iPhone pela mesma. Aliás, as duas líderes do mercado hoje são as únicas comercializando o aparelho no país, desde 26 de setembro.

Enquanto isso, dados da PREDICTA (consultoria de marketing online e métricas) apontam o crescimento do acesso móvel a conteúdos online pelo aparelho – e este consumo de dados no celular é justamente a mais nobre fonte de receita das operadoras. Segundo medições da Predicta, após seu lançamento oficial no Brasil, o iPhone pela primeira vez ultrapassou o consumo de dados de todos os demais aparelhos somados.

Parece que a TIM comeu poeira atrasando o seu lançamento do iPhone (anunciado há muito tempo, mas ainda sem data definida), o que prejudica seu posicionamento de mercado e faturamento com serviços de dados.

Anúncios

2 Respostas to “O efeito iPhone”

  1. Gaspar Giacomini Says:

    Fred, fiquei com dúvida em relação aos dois eixos do gráfico de medições da Predicta. No eixo nos milhares, são milhares de aparelhos? No eixo dos milhões, são milhões de R$ receita gerada exclusivamente por esses aparelhos?

  2. Fred Pacheco Says:

    Olá, Gaspar,

    Na realidade, os dois eixos representam o volume de dados consumidos no acesso a conteúdos web.

    Tanto o iPhone quanto os Demais Mobile utilizam uma mesma escala. Já o acesso Fixo utiliza uma escala de 1000x. Isso apenas para que ambos possam ser apresentados no mesmo espaço gráfico com as tendências de crescimento no tempo.

    Então, devemos considerar que graficamente valem as tendências, mas os valores de acesso do fixo são 1.000 vezes superiores ao de mobile.

    Abraços, Fred.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: